Em noite dos atacantes Willian e Jean Carioca o Figueirense conquistou uma vitória importante sobre o Ipatinga, no Ipatingão nesta terça-feira (2), assumiu a vice-liderança da série B e deu mais um passo importante para o seu retorno a elite em 2011.
Em um jogo encarado como uma decisão para os donos da casa, que vinham de uma invencibilidade de seis partidas e buscavam mais uma vitória para sair da zona de rebaixamento, prevaleceu o futebol equilibrado e inteligente apresentado pelo Figueirense, que segurou a ofensiva dos donos da casa na primeira etapa e soube aproveitar as oportunidades de contra ataques, conquistando mais uma vitória importante fora de casa.
Sem Roger Carvalho na zaga alvinegra, o Figueirense entrou em campo com a dupla de Joãos no setor defensivo João Filipe e João Paulo, que trabalhou bastante para segurar a pressão do Ipatinga na primeira etapa.
O Figueirense que sofreu pressão na primeira etapa, voltou para o segundo tempo mais organizado em campo e abriu o marcador com Willian aos 8 minutos. O atacante Jean Carioca, que entrou no lugar de Roberto Firmino, saiu do banco de reservas para consolidar a vitória alvinegra pelo placar de 2x0.
Com a vitória diante do Ipatinga, e o empate de Bahia e Coritiba, o Figueirense fechou a 33º rodada na vice-liderança da competição com 59 pontos, renovando as chances de brigar pelo título da série B.
O jogo
O jogo começou movimentado no Ipatingão e apesar do gramado encharcado as duas equipes criaram muitas oportunidades de gol. Embalado pela série de resultados positivos os donos da casa, que tiveram mais volume de jogo na primeira etapa, tentavam surpreender o Figueirense com jogadas pelas laterais com Luizinho e Marinho Donizete.
O Figueirense teve a primeira chance com bela jogada de Roberto Firmino que lançou para Willian. O baixinho ganhou da zaga adversária invadiu a área mas chutou longe do gol de Douglas. Na sequência foi a vez do Ipatinga levar perigo a meta alvinegra com Walter Minhoca, exigindo grande defesa do goleiro Wilson.
O alvinegro teve a melhor oportunidade aos 26 minutos, mais uma vez com o jovem Roberto Firmino que lançou para Willian. O atacante girou em cima de Duílio e chutou, mas o goleiro Douglas fez uma grande defesa.
Os donos da casa tiveram um gol anulado pela arbitragem aos 35 minutos mas continuaram tentando abrir o marcador. A chance veio no último minuto da primeira etapa , quando Luizinho bateu cruzado, a bola desviou no meio do caminho e passou arrancando tinta da trave de Wilson.
O Figueirense voltou a segunda etapa mais atento, dificultando a saída de bola do adversário. A mudança de postura teve efeito rápido. Aos 8 minutos o atacante Willian fez bela jogada, dominou na área, driblou a zaga e tocou com categoria na saída do goleiro Douglas, abrindo o placar para o Figueirense e voltando a marcar no seu melhor estilo.
A resposta do time mineiro veio aos 13. Juninho chutou de longa distância e a bola acabou subindo muito, saindo pela linha de fundo.
Com a vantagem no marcador o Figueirense teve mais facilidade para explorar os erros do adversário que tentava chegar ao gol de empate mas ora esbarrava nos erros de finalização, ora na defesa do alvinegro bem postada em campo.
Aos 15 minutos, Reinaldo passou com açucar para Willian, que não contava com a chegada do zagueiro Duílio para empedir o chute para o gol.
O treinador Márcio Goiano aproveitou a chance para explorar os contra ataques e aumentou a marcação no meio campo com a entrada de Baraka no lugar de Reinaldo. Bastante ansioso para definir o Ipatinga teve nova chance aos 28 minutos após cruzamento de Walter Minhoca para Alexandre, mas a bola subiu demais.
Jean Carioca que saiu de campo sobre protestos da torcida no confronto com o Sport, desta vez saiu do banco de reservas para consolidar a vitória do Figueirense que deixou o time mais próximo da primeira divisão. Após cruzamento perfeito de Lucas o atacante cabeceou com categoria, marcando o segundo gol do Furacão na partida.
O Figueirense que se reapresenta nesta quinta-feira (04), às 16h no CFT, volta a campo neste sábado às 21, para enfrentar o Duque de Caxias no Scarpelli.
Coment�rios